Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Luvas pra que te quero



As mãos sempre foram – e provavelmente sempre serão – as principais ferramentas de trabalho do homem. Seja operando um computador num escritório, realizando a limpeza doméstica ou atuando na linha de montagem de um fabricante de veículos, as mãos estão sempre encontrando uma ocupação, mesmo que seja simplesmente apertar botões.

Nos exemplos acima, a única função que não oferece riscos às mãos (pelo menos, não inicialmente) é a de operar computadores. Já as outras requerem algum equipamento de proteção para as mãos.

Existe uma vasta gama de luvas, desenvolvidas para proteger as mãos de funcionários das mais variadas áreas. A seguir, vamos conhecer algumas.

Trabalhos delicados, luvas delicadas


Luva cirúrgica

A luva mais delicada que existe provavelmente é a cirúrgica. É importantíssimo que as mãos do médico estejam totalmente isoladas do contato com os tecidos e fluidos dos pacientes – e essa proteção é importante para que se evite infecções de ambos os lados. Entretanto, este isolamento não pode prejudicar a amplitude de movimentos do médico, nem seu tato; caso contrário, movimentos feitos bruscamente devido à limitação podem agravar o estado do paciente. Assim, após muito estudo e milhares de testes, chegou-se à versão em látex da luva cirúrgica, com a elasticidade adequada para permitir a livre movimentação dos dedos sem se romper, nem prejudicar a impermeabilidade (ou seja, o isolamento). Para garantir o máximo da higiene e da segurança dos pacientes, essa luva é descartada imediatamente após o uso, mesmo quando usada em atendimentos que não envolvem ferimentos abertos ou cirurgias.

No setor elétrico, as luvas isolantes tem um papel importantíssimo que resguarda a segurança do funcionário, junto a outros equipamentos de segurança. São confeccionadas em material que isola a corrente elétrica de cabos que eventualmente estejam eletrificados durante a manutenção sem permitir que ela atinja o funcionário – o que poderia acarretar graves acidentes, até mesmo a morte. São luvas de cano longo que protegem quase todo o antebraço do usuário, prevenindo de eventuais esbarrões acidentais nos cabos. Como os engenheiros dessa área também precisam da mobilidade dos dedos para realizar manutenções e pequenos reparos, o material dessa luva também é bastante flexível, ainda que seja um pouco mais grosso que a luva cirúrgica e calce os dedos com uma certa folga.

Existem ainda as luvas emborrachadas, especiais para as equipes de limpeza. Estas luvas também preservam muito da mobilidade dos dedos, porém, como o uso delas não prevê o manejo de peças pequenas, o calçamento delas é mais amplo – ou seja, ficam mais “folgadas” nas mãos. O material é impermeável para evitar que produtos de limpeza entrem em contato com a pele, evitando ressecamentos, alergias e mesmo ferimentos causados por substâncias mais abrasivas como a soda cáustica. O lado interno é forrado com uma espécie de lã sintética para aumentar o conforto do usuário, e o lado de fora tem textura antiderrapante.

Trabalhos pesados, luvas grossas


Alguns setores de produção pedem profissionais com força e resistência para transportar grandes volumes, grandes tanto em termos de peso quanto de dimensões – e muitas vezes o material transportado apresenta aspectos com potencial para provocar ferimentos, como madeiras (possuem farpas e podem lascar no manejo), metais (podem ter cantos cortantes), peças de cimento (são abrasivos e o desprendimento de partículas dificulta o manejo), etc.. Nestes casos, luvas de grande aderência e resistência são as mais indicadas. Um exemplo são aquelas confeccionadas com couro bovino, muito usadas na construção civil.

Cana

Trabalhadores do setor canavieiro também ficam expostos a riscos de ferimentos provocados pelas bordas das folhas de cana. Estas bordas são serrilhadas e cortam a pele humana com muita facilidade. Por isso, além das roupas longas, com braços e pernas protegidos, é preciso também usar luvas adequadas. Algumas são produzidas em couro, mas existem versões mais leves em vinil, nylon e outras combinações de materiais. Os punhos destas luvas costumam ser longos, a fim de aumentar a proteção no antebraço, que é a área mais exposta a cortes durante o trabalho.

Uma das luvas mais pesadas é aquela confeccionada em malha de aço. Ela oferece proteção extrema em trabalhos com alto risco de corte (como abatedouros e frigoríficos), tendo inclusive uma variante projetada para trabalho com tubarões. Esta luva não oferece resistência a temperaturas extremas, eletricidade nem ao contato com líquidos, sendo específica para o manuseio seguro de facas e outras lâminas.

Existem vários outros tipos de luvas no mercado, tanto em termos de material quanto em modelagem, e cada uma tem um uso certo. Na sua empresa os funcionários precisam proteger as mãos? Se sim, escolha o tipo adequado e garanta a saúde de todos.

Obrigado fico no aguardo.

Em 29 de agosto de 2014 10:33, Robert Blog escreveu:




Nenhum comentário:

Postar um comentário