Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

domingo, 15 de março de 2015

3 cuidados essenciais ao usar óculos de segurança




Os óculos de segurança são protetores fundamentais para todo trabalhador que fica exposto a fagulhas e luminescência oscilante derivadas de soldas ou efeito semelhante, da mesma forma como os protetores faciais. Apesar de parecer simples, a escolha dos óculos demanda certo cuidado para que se possa utilizar o EPI de forma correta. Abaixo, você confere três fatores muito importantes.

1.    Escolha o modelo mais adequado para a atividade: os modelos de óculos são bem variados, podendo apresentar uma lente com maior ou menor espessura, níveis de translucidez, flexibilidade, entre outros. Portanto, é de suma importância adquirir somente o lote indicado para a tarefa. Para isso, busque informação com um fornecedor de sua confiança ou indicado. Além disso, também é possível consultar o Ministério do Trabalho para pesquisar sobre normas regulamentadoras e procedimentos.

2.       Verifique o certificado de aprovação: assim como calçados e luvas de segurança, os óculos de EPI possuem números de Certificado de Aprovação (C.A.). Esse laudo comprova o atestado de qualidade na fabricação do material. Ao adquirir os óculos que possuem um CA, o comprador garante maior confiabilidade e durabilidade. Evite fabricantes que não possam oferecer o número de CA.

3.       Faça manutenções periódicas: assim como outros EPIs, os óculos de segurança também precisam ser trocados periodicamente. Para a correta manutenção, verifique a vida útil com a fabricante, e caso a informação não seja precisa, fique atento ao desempenho e a possíveis danos. Constatando que ele já não protege corretamente ou está avariado, providencie a reposição.
Adotando essas três medidas, as equipes de trabalhadores estarão com os olhos muito mais protegidos. Também é necessário que o profissional não negligencie a utilização desse EPI, entendendo sua obrigatoriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário