Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Profissão de Salva-Vidas ou Guarda-Vida


Sem duvida uma profissão muito importante nessa época do ano onde as praias de todo o Brasil tem um volume maior de pessoas devido ao calor, férias prolongadas, carnaval e etc.
São eles que garantem a segurança dos  moradores e turistas que vão as praias,  geralmente nas praias mais frequentadas, e devem estar prontos para  alertar os banhistas de riscos como água-viva, tubarões, espaços da praia que são mais rochosos, e socorrer banhistas que vão muito longe do solo, e que não sabem nadar.

Uma profissão que foi regulamentada no dia 09/05/2013, ainda muito recente no Brasil. Para se tornar um salva vidas é preciso ter concluído ensino fundamental, estar em dia com as obrigações eleitorais e não ter nenhum antecedente criminal,  o período de trabalho é de Janeiro a Março podendo ser prolongado ou reduzido.

Antes de atuar em campo o profissional recebe uma formação completa de natação, massagem cardíaca, respiração e oceanografia.

Também é preciso que o salva-vidas tenha um corpo atlético para conseguir praticar todas as atividades, de baixo do sol, e que ele se mantenha hidratado, e use muito protetor solar para a pele.


Sinalização

As praias nessa época do ano tendo um volume maior, é responsabilidade dos salva-vidas trabalharem a sinalização correta da praia para prevenir acidentes , uma das mais comuns encontrada na maioria das praias são as bandeiras coloridas, são 3 cores e cada uma possui um significado:

Verde: Mar bom

Amarelo: Atenção

Vermelho: Local Perigoso

Referência

Assim como os profissionais de SST os salva-vidas tem o mesmo objetivo, garantir a segurança das pessoas, em muitos pontos nossa profissão se parece com a de um salva-vidas.



Podemos dizer que eles também são profissionais de segurança ?    



Nenhum comentário:

Postar um comentário