Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ergonomia

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon “trabalho” e nomos “normas, regras, leis”. Trata-se de uma disciplina orientada para abordagem de todos os aspectos da atividade humana.
Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é necessário que os ergonomistas tenham uma abordagem de todo o campo de ação da disciplina, que analisem além de posto de trabalho também as condições intelectuais do indivíduo em questão.
De maneira geral, os domínios de especialização da ergonomia são:

* Ergonomia física está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física.
É o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

* Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
É o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
* Ergonomia organizacional concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
A Avaliação Ergonômica é de suma importância dentro de uma organização que se preocupa com a qualidade de vida dos que lá trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário