Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Aulas de SST nas Escolas ?




Disciplina saúde e segurança do trabalho nas escolas.
Muito temos visto de tecnólogos em Segurança abordarem este assunto sobre a Disciplina Saúde e Segurança do Trabalho no Ensino Médio, é um assunto interessante a ser  tratado devido ao fato de que hoje acidentes no trabalho não é muito discutido em nosso País.

Para entender melhor a proposta que tantos profissionais de Segurança abordam, primeiro precisamos ver se é possível este tipo de disciplina nas instituições de ensino. 



No dia 16 de Maio de 2012 foi criada a "Leinº 12.645, de 16 de maio de 2012"
Institui o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.A Presidenta da República Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1o Esta Lei institui um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas.Art. 2o É instituído o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.Parágrafo único. Na data de que trata este artigo, as entidades governamentais e não governamentais poderão, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolver atividades como:

I – palestras;

II – concursos de frase ou redação

III – eleição de cipeiro escolar;

IV – visitações em empresas.

Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/seguranca-do-trabalho-nas-escolas/ )

A criação desta Lei é uma ótima iniciativa para que a Segurança do Trabalho comece a entrar nas instituições de ensino, porem o objetivo seria implementar essa ciência de SST nas salas de aulas diariamente.

tendo em vista que a carga horária mínima anual de um ensino médio no Brasil é de 800 horas equivalente a um pouco mais de 4 horas por dia ( oque já é pouco ), se analisarmos que a carga horaria no Brasil é baixa, para inserir uma disciplina a mais seja ela qual for, não conseguiríamos coloca-la como matéria obrigatória.

A melhor opção seria colocar a matéria em um período extra, como matéria opcional, nas escolas  fazendo os jovens já se conscientizarem de que é um assunto importante a ser estudado, e que é um problema  grave no nosso País pois assim como qualquer outra disciplina aos poucos iria ganhando espaço nas instituições de ensino.


As vantagens de ter uma disciplina dessas seriam um bem para sociedade já que um dos países com o maior índices de acidentes no trabalho do mundo é o nosso, além de conscientizar a pessoa desde jovem,  mesmo que ela não trabalhe com isso no futuro, vai saber que saúde e segurança é um assunto que tem de ser levado a sério em qualquer profissão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário