Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como os profissionais de segurança lidam com apagões na indústria ?


Na ultima segunda feira(19/01/2015)  vimos os jornais  de todo Brasil relatando apagões em 10 estados mais o distrito federal por pelo menos 45 minutos.

Especialistas e engenheiros discutem a possibilidade de novos apagões ao longo de 2015 isso devido ao fato das companhias de eletricidade estarem trabalhando com a capacidade máxima desde 2014.

Analisando este ambiente instável na energia, resolvemos dissertar sobre oque um profissional de segurança do trabalho pode fazer para evitar acidentes caso haja uma queda de energia na empresa vamos abordar algumas ações que o profissional pode fazer para reduzir os riscos neste caso. Mas se não citarmos algum, peço que escrevam nos comentários outras dicas, para ajudar no conteúdo e informar os leitores!


Esteja preparado!

Bom como disse na introdução, especialistas já avisaram sobre a grande possibilidade de novos  apagões  sem aviso prévio, obviamente que as grandes industrias se preparam para essas ocasiões com geradores de energia reservas, mas mesmo um grande numero deles, não conseguiria sustentar o trabalho por muito tempo. E pior é a situação de empresas que não possuem estes equipamentos ou projetos que tem de ser feito nas ruas.

Cuidado ao trabalhar com nr33

Em caso de trabalhos em espaço confinados certifique-se de que não esta apenas dependente de um só fonte primaria de energia, e que tenha um gerador externo  para efetuar o trabalho, pois em caso de queda na força, os equipamentos perderão utilidade se não houver outra fonte de energia e o risco de acidentes com os trabalhadores que estão efetuando o trabalho dentro do espaço, aumenta exponencialmente.

Sinalize tudo.

 Para diminuir os riscos em ambientes sem luz, primeiramente considere que a empresa deve ter a sinalização adequada para essa ocasião, como luzes de emergência , e lanternas sinalizadoras, pois um degrau, ou um buraco não sinalizado, pode acarretar sérios riscos a saúde do empregado.


Cuidado com a nr10

Em caso de queda na energia, se estiver trabalhando com eletricidade obviamente terá de suspender o trabalho, fique longe dos fios ou qualquer condutor elétrico, pois quando a força voltar, pode gerar curto circuito, e principalmente os trabalhadores que estiverem atuando com eletricidade, devem estar usando os devidos EPIS  para não sofrerem nenhuma carga elétrica.

Cuidado com maquinas e prensas


Quando a luz acabar se o espaço industrial tiver maquinas e prensas, retire todos do local até a energia voltar e com a devida sinalização, maquinas paradas são um perigo para o trabalhador, tendo em vista que a energia pode voltar a qualquer hora, alguém pode se ferir gravemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário