Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O papel da borracha na segurança do eletricista




O trabalho do eletricista exige técnica e perícia. Sua rotina, seja para a manutenção de redes públicas ou seja para reparo em redes privadas, sempre deve ser norteada pelos procedimentos de segurança e no desenvolvimento e criação de um serviço de qualidade para o cliente. Tudo isso requer muito treinamento, estudo e a posse de Equipamentos de Proteção Individual e ferramentas à disposição.

Os itens essenciais para o eletricista:

Os equipamentos necessários dependem da tarefa a ser desempenhada, mas alguns EPIs sempre estarão presentes, independentemente do objetivo:

- Luva de alta tensão

- Óculos de proteção

- Botina de segurança

- Uniforme isolador de eletricidade

- Manta Isolante

A importância da borracha:

Vemos que a borracha está presente praticamente em todos os equipamentos do eletricista. Isso ocorre por um elemento fundamental: a borracha é um dos melhores isoladores de eletricidade, sendo frequentemente usado neste segmento. As luvas de alta tensão, por exemplo, são fabricadas em diferentes classes, indo de Classe 1 até Classe 4. A diferença entre os quatro níveis é justamente a voltagem suportada. A Classe 4 consegue resistir a uma tensão máxima de 36 kV.

Entre os equipamentos, a manta isolante é um que merece destaque. Ela não costuma ser notada ao público leigo. A manta emborrachada é colocada na área energizada e previne uma descarga elétrica no profissional. Da mesma forma como ocorre nas luvas, ela também possui as divisões de classes.


Para o profissional que trabalha com eletricidade, é fundamental e extremamente necessário que sempre seja utilizado somente o equipamento correto e designado para a função. Não podem ocorrer negligencias nesse sentido.



As empresas por sua vez, devem ficar atentas a dois detalhes: fechar parcerias somente com fornecedoras de qualidade, que possam apresentar laudos de testes, e também à realização de treinamentos periódicos com o trabalhador, mantendo-o sempre atualizado e bem-informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário