Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

3M do Brasil amplia portfólio em segurança ocupacional

Entre as novidades da empresa estão protetores auditivos, respiradores e indicadores de ruído



A divisão de saúde ocupacional da 3M do Brasil está lançando diversos produtos e soluções que atendem às mais variadas demandas do mercado de segurança e proteção. “Reforçando o conceito de tecnologia, que permeia todos os lançamentos da 3M, pretendemos consolidar nossa posição de líderes mundiais em soluções para proteção do trabalhador e contribuir com a educação dos usuários, oferecendo soluções que às vezes eles próprios desconhecem, além de treinamentos e suporte técnico que já disponibilizamos ao mercado”, declara Ricardo Campagnolli, gerente de negócios da área.



O destaque entre as novidades fica por conta da nova linha de Abafadores Comunicadores 3M. Trata-se de um protetor auditivo eletrônico acoplável a rádios comunicadores, que permite ao usuário utilizar o aparelho para se comunicar a longas distâncias com clareza sem precisar tirar a proteção. “Quando o profissional tira o protetor auditivo por 15 minutos, por exemplo, passa a correr o risco como se estivesse exposto a 90% do tempo ao ruído”, explica Élcio Damasceno, especialista de marketing da divisão. O rádio comunicador é conectado ao abafador por meio de um cabo que também possui microfone. A empresa vai iniciar a comercialização no Brasil com dois modelos: capacete e com haste.



Como complemento de seu amplo portfólio, a 3M também vai lançar o Abafador H9A-02, especialmente desenvolvido para a indústria frigorífica e alimentícia. Com estrutura totalmente desmontável, o protetor auditivo é mais fácil de higienizar e dura mais, já que pode ser utilizado por mais tempo. O H9A-02 possui espuma interna com bactericida que dificulta a proliferação de microorganismos, como mofos e fungos, a condensação da umidade, além de possuir pele integral que não encharca e permite lavagem. Com desenho inovador, haste lisa e cor azul, que facilita a visualização de sujidades, o produto resiste também a baixas temperaturas e permite a limpeza de todas as suas peças, por conta da facilidade de separá-las.



Outro importante lançamento da 3M é o E-A-Rfit™ Validation, um software que faz a avaliação do ruído do ambiente em tempo real e, de acordo com o ruído da área, indica qual o melhor protetor auditivo a ser utilizado. Outro equipamento que a 3M apresenta ao mercado é o Indicador de Ruído NI-100. Trata-se de um aparelho leve e pequeno que pode ser preso na lapela ou no bolso do trabalhador e que indica o nível de ruído do ambiente em que ele está. Se for menor que 85 decibéis, aparecerá uma luz verde piscando. Caso o ruído esteja superior a 85 decibéis, uma luz vermelha piscará e indicará ao usuário que o uso de uma proteção auditiva pode ser necessário.



Também integra o portfólio o Respirador FF400, uma peça facial inteira extremamente confortável que tem a lente tratada com Scotchgard, tecnologia 3M repelente de líquidos que permite que respingos possam ser removidos antes de se transformar em manchas. Com essa aplicação, o produto não embaça quando é limpo e não fica com aspecto de sujo. O FF400 também possui design diferenciado, com maior campo de visão para que o trabalhador enxergue melhor as laterais e traz a exclusiva válvula de exalação Cool-Flow®, que facilita a respiração, reduzindo o calor e o abafamento dentro da peça, já que o ar flui normalmente e o trabalhador não fica com a sensação de fadiga.




Para os trabalhadores que buscam proteção sem abrir mão do estilo, a 3M do Brasil disponibiliza a Speedglas™ 100 Graphics, uma máscara de solda com grafismos. A linha representa uma perfeita alternativa para as atividades de soldagem menos intensas, em que as amperagens de trabalho, bem como a geração de calor e fumos metálicos são menores. Aliando a garantia de segurança, proteção e durabilidade com modernidade, a 3M disponibiliza sete modelos de grafismos, entre eles uma versão feminina.



Reforçando seu pioneirismo no mercado, a 3M também inova com uma tecnologia que logo estará disponível no mercado brasileiro: o Uvicator, indicador localizado no capacete que sinaliza para o usuário o momento da troca do EPI. Parecido com uma moeda, o sensor tem a cor vermelha e vai se tornando branco de acordo com o tempo de uso do produto. Quando ficar completamente branco, o capacete deve ser substituído.



As soluções 3M podem ser adquiridas por meio dos distribuidores 3M e pelo telefone 0800-055-0705. Mais informações podem ser consultadas no site www.3mepi.com.br.





Sobre a 3M



A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com vendas globais de US$ 23 bilhões em 2009 e operações em mais de 65 países, onde mantém 75 mil funcionários. É reconhecidamente uma empresa inovadora e líder em Pesquisa & Desenvolvimento, que combina mais de 40 plataformas tecnológicas para atender diversos mercados.



Há 64 anos no Brasil, a empresa reúne cerca de 3.800 funcionários em quatro unidades industriais no interior paulista – Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque – e uma em Manaus (AM). Além disso, detém o controle da Abzil (São José do Rio Preto/SP), fabricante de produtos ortodônticos, e da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio/RS), produtora de insumos e acessórios para limpeza doméstica. A operação brasileira registrou faturamento de R$ 2 bilhões em 2009.



A empresa é comprometida com o exercício de sua responsabilidade social, buscando incentivar ações de cidadania junto a funcionários, fornecedores, clientes e também por meio do Instituto 3M de Inovação Social.



Além do site www.3m.com.br, a 3M do Brasil mantém um canal de comunicação direta com o consumidor pelo e-mail faleconosco@mmm.com e pelo telefone 0800 013 2333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário