Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BICICLETA NO TRABALHO



A bicicleta nos dias atuais não é só mais um meio de transporte que é utilizado em momentos de lazer, com o decorrer dos anos percebeu-se que é um rico meio de transporte que se pode ser usado em qualquer momento, e que traz muitos benefícios ao planeta.
Nesse momento são formuladas perguntas que aqui serão respondidas, perguntas que farão você repensar sobre seus meios de transportes e modificarão seus pensamentos em relação ao que uma simples bicicleta pode proporcionar a você, tanto na comodidade, quanto na disponibilidade de tempo e saúde.

Quais são os Benefícios diretos a quem as utiliza?

 A pergunta mais freqüente é porque devo utilizar minha bicicleta para ir trabalhar, e a resposta é simples, a bicicleta é um dos meios mais saudáveis de se locomover, sei que não pensamos nesse quesito quando se trata de locomoção, mais devemos pensar que tudo que realizamos hoje acarretara em conseqüências futuras , assim com pequenas atitudes, podemos sim proporcionar um amanha mais saudável, um ótimo exemplo disso é a saúde que é um ponto muito forte nesse meio, deixamos o comodismo de entrar em um carro, ou pegar um ônibus lotado , adquirindo uma bicicleta e nos locomovendo, ganhando positivamente equilíbrio,tranqüilidade alem de saúde e a realização de exercício, gastando ao invés do dinheiro para o ônibus ou gastos em gasolina, tendo somente a preocupação de encher os pneus sem custo adicional, e concluindo assim que não esta fazendo um bem somente a si mais a todo o planeta.

Porque Bicicleta no trabalho?

 Alem de ser um enorme bem a quem a possui, a bicicleta é um veiculo que pode-se com toda certeza ser anexada aos bens de uma empresa, não só para um bem ao funcionário, mais sim por aumentar a qualidade de vida local, aumentar a demanda de produtividade da equipe de funcionários, a redução de demanda por estacionamento, a redução de emissões de gases do efeito estufa, obtendo-se muitas vantagens de uma mão de obra produtiva e saudável que retorna-se positivamente para a organização e para os clientes.


Sua Bicicleta está pronta?

Capacete e luvas- Proteja um bem valioso. Ninguém espera cair, mas isso pode acontecer a qualquer momento. Se acontecer, a proteção do capacete pode evitar ferimentos graves na cabeça.
Luvas proporcionam maior segurança e firmeza na condução do guidão e protegem as mãos, onde ocorre a maioria dos ferimentos nos tombos e choques.

Manutenção-Leve sua bicicleta para revisões regulares, caso não saiba fazer por conta própria. A manutenção é um fator crítico, pois ela garante a confiabilidade do seu meio de transporte diário. Correntes e cubos lubrificados, pneus calibrados e com fita de proteção contra furos, ajudam a evitar percalços.

Trancas- Previna-se dos ladrões. Enquanto não possuir um cadeado confiável, não deixe sua bicicleta nas ruas. Use uma boa tranca presa a um objeto sólido, em um local bem freqüentado. Rodas e selins que utilizam abraçadeiras de pressão (quick-release) são fáceis de roubar.
Caso não possa trocá-los, certifique-se de que também estão sendo presos com correntes, ou carregue-os consigo quanto deixar a bicicleta presa na rua.
Se sua bicicleta é muito cara, adquira outra mais simples, mais barata, para ser usada como meio de transporte, ou invista até 20% do valor da bicicleta em trancas. É o preço do seguro do seu veículo.

Mas por que as empresas devem efetivamente se envolver?

Bicicletas trazem benefícios financeiros diretos e contribuem para a imagem social da empresa:  economicamente ( reembolsando gastos com transporte, redução de planos de saúde), produtividade ( funcionários chegando ao local de trabalho menos estressados e se ausentam menos por motivos de doenças), Responsabilidade sócio-ambiental ( empresa colabora com o planeta aderindo a essa idéia, sendo a bicicleta um transporte silencioso e não poluente) e qualidade de vida ( empresa demonstra com esta idéia que se preocupa com o bem estar de seus funcionários)

Se aderirmos a vida saudável hoje, teremos muitos benefícios não só em relação a saúde, todos saímos ganhando nessa idéia simples mais super inteligente que transformara funcionários, instituições e o planeta!

Referência Técnicas retiradas do guia de bicicleta para o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário