Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FISP 2014: feira do setor de segurança e saúde do trabalhador apresenta as últimas novidades na área de prevenção




A 20ª edição da FISP | Feira Internacional de Segurança e Proteção, maior evento do setor da América Latina, será realizada de 08 a 10 de outubro de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, reunindo cerca de 650 expositores que apresentarão o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador.
Consolidando seu objetivo de difundir cada vez mais o conceito prevencionista, tanto no trabalho como fora dele, o evento, realizado a cada dois anos, traz para os profissionais da área oportunidade única de atualização em meio às novidades e lançamentos em produtos, serviços e equipamentos.
Para esta edição são esperados mais de 45 mil visitantes, entre profissionais de enfermagem, médicos do trabalho, psicólogos, fonoaudiólogos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, inspetores de risco, segurança patrimonial, cipeiros e bombeiros, além de gerentes, diretores, compradores e vendedores de organizações de diversos setores. Com soluções voltadas à prevenção de acidentes e novidades para trabalho com risco de queda, risco elétrico, risco de corte e em local confinado, entre outros, a feira apresenta também linhas de vestimentas especiais antichama e de ferramentas como protetores auditivos e faciais, cintas ergonômicas, capacetes e óculos, proteção respiratória, calçados de segurança, creme de proteção, luvas de segurança e impermeáveis e equipamentos de trabalho em altura.
O evento é organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (ABRASEG), a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG) e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (SINDISEG).

Sinergia de eventos para o setor de proteção e segurança

Como parte da programação oficial da FISP, acontecem simultaneamente outros eventos direcionados também à segurança e prevenção: a EXPO SAMU | Feira dos Fornecedores dos Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência, que apresentará equipamentos como macas, desfibriladores, estetoscópios e outros que fazem parte da rotina destes profissionais, e a 10ª FIRE SHOW | International Fire Fair. Com realização da ABIEX – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndios e Cilindros de Alta Pressão, a FIRE SHOW apresentará atualizações referentes às normas, produtos, serviços e equipamentos para os profissionais dos segmentos de prevenção e combate a incêndio.  

O público visitante terá também uma ampla grade de cursos, workshops e seminários voltados para a atualização profissional como os Cursos ABS - Agência Brasil de Segurança, com temas diversos como periculosidade para eletricistas; segurança nos processos logísticos; implementação de sistema de gestão em segurança; aperfeiçoamento, capacitação e qualificação dos trabalhadores, entre outros; o XVIII COBENI | Congresso Brasileiro de Engenharia de Incêndio; o X SINESC – Seminário Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho em Espaços Confinados, e outros cursos e técnicas de ensino para instrutores nas áreas de mapeamento, prevenção e combate a incêndio.
Ainda, o Show de Capacitação e Qualificação Profissional em SST, promovido pela NN Eventos, oferece programação de seminários, workshops e cursos nas áreas de segurança e saúde no trabalho. Os eventos têm vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas através do site oficial da FISP: www.fispvirtual.com.br

Acidentes de Trabalho no Brasil
Dados estatísticos de acidentes de trabalho, divulgados em outubro de 2013 pela Previdência Social, indicam uma pequena retração no número de acidentes registrados, em comparação com os anos anteriores.
O número total de acidentes de trabalho no Brasil passou de 720 mil casos em 2011 para 705 mil em 2012. Os óbitos seguiram a mesma tendência: de 2938 casos registrados em 2011, o número caiu para 2731 em 2012. O número de acidentes típicos também teve redução: de 426 mil registros (2011) para 424 mil (2012).
Das cinco grandes regiões demográficas, a Região Sudeste conta com o maior número de acidentes de trabalho, com cerca de 55% do total nacional, seguido pela Região Sul (21% dos casos). Dentre as atividades industriais com o maior número de acidentes estão os setores da construção civil, com 63 mil registros, e produção de alimentos e bebidas, com 54 mil ocorrências. O setor da construção é o que está mais vulnerável, já que do total de acidentes registrados no País cerca de 9% afetam trabalhadores da construção. A existência de riscos no canteiro de obras deve-se ao carácter dinâmico e natureza da atividade, sendo que a prevenção de acidentes tornou-se fundamental para amenizar esse quadro.
De acordo com o Engenheiro Raul Casanova Junior, Diretor Executivo da Animaseg e Abraseg, o mercado brasileiro ainda carece de uma cultura prevencionista mais abrangente. “Nesse contexto, a FISP é essencial como instrumento da política prevencionista, na divulgação das tecnologias disponíveis de prevenção e no acirramento da concorrência entre as diversas empresas fornecedoras, sejam elas fabricantes ou prestadoras de serviços”, avalia o executivo.


SERVIÇO

FISP | XX Feira Internacional de Segurança e Proteção
08 a 10 de outubro 2014, das 13h às 21h
ENTRADA GRATUITA
Eventos Simultâneos: FIRE SHOW | International Fire Fair; EXPO SAMU | Feira dos Fornecedores dos Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência
Local: Centro de Exposições Imigrantes/ Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil


- Transporte Gratuito - Estação Jabaquara do metrô- Saída de vans da Rua Nelson Fernandes, 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário