Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estresse

Vamos falar de estresse, esse fenômeno que atinge 90% da população global!
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.
O prejuízo, entretanto acontece, quando as situações  estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o  descanso e recuperação física e emocional.   

Sintomas do estresse
Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

Fique atento aos seguintes sintomas:
1- Se demonstram sinais de cansaço constante, dores musculares, dores de cabeça e resfriados, além da pressão alterada. Problemas gastrointestinais, distúrbio do sono ou qualquer distúrbio ou incômodo que persista por um período mais longo do que quatro a cinco dias.
Atenção também ao estado mental e emocional!

2- Como está o nível de tolerância, ânimo e atenção.
Irritabilidade, desânimo, falta de concentração.

3- Ao notarmos também que os pensamentos estão confusos, que esquecemos coisas simples e cotidianas, que nosso estado emocional está oscilando, é hora de assumirmos que precisamos cuidar e prestar mais atenção a nós mesmos urgentemente!

O estresse pode ser desencadeado por grandes e pontuais motivos, como também por inúmeros e pequenos motivos que vão se acumulando, sem que possamos perceber quando teve início.
Seja como for, a mensagem clara que nossos sistemas físico, emocional e mental estão nos enviando é a de que passamos do nosso limite! 


O Funcionário perfeito:
O perfil do que se diz ser de um bom profissional, tanto para as empresas quanto para cada um de nós, passa por características de semideuses, onde devem existir absolutamente todas as características de um ser perfeito:

  • O profissional deve ser criativo, ter ótima comunicação, ser competente, disposto, ter grande poder de concentração, precisa saber mandar e saber receber ordens.
  • Deve ser um profissional que sabe ouvir e se colocar, sabe estimular o crescimento do grupo e dos indivíduos além de almejar, para si e para a empresa, o crescimento.
  • Tem muito boa aparência e alto grau de compreensão do comportamento humano, pois deve saber lidar com ataques histéricos de seus patrões sem se abalar.
  • Deve aceitar quando for colocado sobre os seus ombros a responsabilidade de um erro que na verdade não lhe compete, pois tem alto grau de tolerância e um emocional impecável e saberá discernir, esclarecer e apaziguar o conflito, sem se abalar.
  • Deve sempre estar pronto para se dedicar de corpo e alma a empresa, sem hora para terminar um serviço e jamais deixar que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho.
  • Precisa saber lidar com as constantes frustrações positivamente e jamais temer, pois tem confiança, coragem, ímpeto, bom humor e vitalidade contagiante.
  • Não fica doente, não fica cansado, não falta nunca ao trabalho, e com prazer, trabalha durante suas férias quando requisitado. Quando se tratar de uma mulher, que não tenha filhos, preferivelmente, e que não engravide nunca.
  • E o mais importante, não ganhe nem peça mais do que a empresa esteja disposta a pagar.
Existem também inúmeros padrões para os comportamentos familiares e pessoais, onde são estabelecidos padrões para o comportamento ideal dos pais com os filhos, dos filhos com os pais, padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas fechadas em todos os setores de nossas vidas, onde devemos nos encaixar de uma forma ou de outra. 
Como então, não se exigir tanto nem ter medo ou se sentir frustrado e inadequado diante de tantos padrões de perfeição?

AUTOCONHECIMENTO COMO FORMA DE LIDAR COM O ESTRESSE
A primeira coisa que podemos fazer é pensar a respeito do que sentimos, com sinceridade.
Precisamos pensar e sentir se de fato concordamos em viver dentro de caixinhas apertadas ditadas pelos padrões!
Procure investigar a verdade de seus sentimentos e desejos!
  • É realmente impossível viver sem a aprovação de todos?
  • É tão terrível dizer um "não" de vez em quando? Quais são seus verdadeiros medos?
  • É impossível ter uma vida confortável sem o carro ou o equipamento eletrônico do ano?
  • Você trabalha no que realmente gosta e tem talento?
  • Você não acha que pode ser amado pelo que é, em vez de ser amado pela sua aparência ou o pelo que você significa?
  • As atitudes alheias têm de fato tanto poder em suas emoções?
  • Como anda seu autocontrole emocional? Quem controla suas emoções? Você ou as pessoas e os eventos?
  • Quem é você de verdade? No que deixou os padrões e exigências transformarem a sua vida? 
Não adianta reclamarmos que o patrão, a empresa, a esposa, os filhos, o marido, os amigos não conseguem nos enxergar, quando na verdade não nos conhecemos o suficiente para mostrarmos quem somos!
  

Autoconhecimento. Não há como viver feliz e realizado sem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário