Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alimentação no Trabalho

Atualmente cada vez mais se é adotada uma postura totalmente errada em relação a hábitos alimentares no local de trabalho, afinal muitos funcionários na correria e estresse esquecem-se de se alimentar devidamente.

 Funcionários que não possuem horários fixos ou simplesmente acabam substituindo suas refeições por lanches rápidos, ou até mesmo existem aqueles que pulam este horário para realizar uma hora a mais em prestação de serviço, se esquecendo totalmente de que a hora do café,almoço ou jantar é fundamental para se obter saúde e com toda certeza também ajudar no desempenho na hora de trabalhar
.
Outro ponto importante a se tocar é o consumo exagerado de café, que ocorre com freqüência, querendo manter-se acordado e com energia, funcionários sem outro método consome exageradamente xícaras e xícaras de café , esquecendo-se que consumido em grande quantidade se torna prejudicial a saúde.
 Uma boa alimentação associada a uma boa noite de sono e também a prática de exercícios ajudam a melhorar a performance no trabalho.
Abaixo algumas orientações que podem ajudar na busca de uma alimentação equilibrada na rotina de trabalho:

Café da Manhã: Busque sempre incluir alimentos como: pão integral, granola e mel a seu café, pois estes alimentos fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição para realizar as atividades diárias. Inclua também frutas, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. 
Lanches no trabalho: Boas opções são: barras de cereais de sabores variados, biscoitos integrais doces ou salgados, sementes oleaginosas (nozes, castanha de cajú, castanha do Brasil, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache) e frutas secas. Se tiver geladeira no seu local de trabalho, outras opções são: iogurtes de soja ou desnatados, frutas in natura, sucos, chás e sanduíches naturais.

Hora do Almoço: Procure evitar as frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Inicie as suas refeições por uma salada crua, temperada com azeite de oliva extra virgem, limão e uma erva de sua preferência, evitando os molhos à base de maionese que são mais calóricos.


Cuidado com a gordura: Comer grande quantidade de alimentos gordurosos torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho, especialmente se ficar muitas horas sentado em frente ao computador. Por isso, procure realizar refeições em pequenos volumes a cada três horas. 
Pegue leve: Caso deseje perder peso, opte pela versão light dos alimentos, pois são reduzidos em calorias.

Coma com calma: Procure ter tempo para saborear a comida e mastigar bem os alimentos. Comer em frente ao computador enquanto trabalha, dificulta o estímulo à saciedade e faz com que você coma mais sem perceber. 

Beba bastante líquido: Seja na forma de água, sucos e chás naturais para manter-se sempre hidratado. Busque uma melhor qualidade de vida, assim trabalhará com mais saúde e energia! 
Seguindo estas orientações, pode-se sim comer bem, trabalhar bem e com toda certeza viver bem e saudável.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário