Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Segurança no trabalho, uma realidade a ser alcançada

Respirando a globalização vivemos em constante evolução. As novidades surgem a todo instante e bem distante do mito de que as máquinas dominariam o mundo, o homem tem ganhado exuberante espaço em meio a essa constante mudança. A cada dia milhares de empregos são geradas, surgem centenas de novas construções, dezenas de vidas são transformadas. Nesse novo cenário que se constrói vejo a ganância de alguns indivíduos com poder aquisitivo mais elevado respingar nos trabalhadores assalariados que muitas vezes enfrentam condições desumanas no desempenhar de suas funções. Toda essa situação pode afetar de forma brutal a saúde desses funcionários, ou até mesmo trazer alguns transtornos causados pelo, agora, famosos acidentes no trabalho.
É triste classificá-los como famosos, mas as estatísticas revelam um número alarmante de acidentes no ambiente de trabalho dentro ou fora do horário funcional das organizações. Segundo a pesquisa realizada pelo Departamento Internacional de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de trabalho (Diesat), foi registrada quase três milhões de mortes provenientes de percalços trabalhistas, o que revela um percentual de aproximadamente oito mortes diárias em todo o Brasil, somando três mil falecimentos anuais. Daí, me pergunto: Como estaria empregado o conceito de segurança no trabalho tão fortemente disseminado entre os homens do século XXI? Seria esta parte dos meus sonhos particulares, ou posso encontrá-la na realidade em que vivo?
A palavra segurança no dicionário aparece definida como “o ato ou efeito de segurar” e de acordo com o filósofo grego Sêneca deve ser alimentada pela segurança mútua. Quando trazida para o âmbito trabalhista é fácil entendê-la como o conjunto de ciências e tecnologias que buscam a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho, dentro do que se refere a questões de saúde e higiene. Tendo como objetivo principal a prevenção dos riscos e desses acidentes nas atividades funcional da empresa, visando sempre a defesa da integridade da pessoa humana.
A questão da segurança reflete e muito no trabalhador. Digo isso tendo em vista que mais segurança dá mais qualidade de vida o que gera empresas mais competitivas, maior lucratividade e melhores oportunidades de carreira. Refletindo melhor sobre questões do tipo, grandes atitudes têm surgido visando à conscientização da necessidade de ações de combate a essa lastimável realidade. Um forte aliado para isso são os equipamentos de segurança, que já vem sendo fortemente trabalhado pelas mídias em geral como agente essencial na precaução desses percalços. São muitas as formas de se aprender a utilizá-los, uma dessa é através do Guia do EPI que é o primeiro e único anuário brasileiro que oferece dicas do uso adequado dos “anjos da guarda trabalhistas”, além do espaço dedicado aos anunciantes de produtos do tipo.
Mas para mudar de fato o quadro, não basta apenas o surgimento de algumas iniciativas terceirizadas, é preciso união empresarial, pois quando patrões e empregados se unem a fim de fortalecerem essa cultura de prevenção, acredito que o resultado seja uma súbita melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e dos segurados em geral.

Poliana Tupinanbá é diretora do Guia do Epi, primeiro e único anuário no Brasil especializado em onde encontrar os produtos e serviços de segurança e saúde no trabalho, além de oferecer dicas de como se utilizar os Equipamentos de Proteção Individual. www.guiadoepi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário