Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

domingo, 22 de fevereiro de 2015

5 erros que não podem ser cometidos no uso do Trava Quedas


O Trava Quedas é um dos Equipamentos de Proteção Individual mais importantes para a segurança do trabalhador em atividades com altura. Esse EPI é responsável por evitar a queda do profissional no caso do rompimento do suporte principal. Fabricado em diferentes modelos, ele tem regras e procedimentos de uso. Abaixo, você confere cinco erros que devem ser evitados em sua utilização.

1. A corda ou cabo usado


É de extrema importância escolher a linha de vida compatível com o Trava Quedas. Existem modelos desenvolvidos para atuar junto a cordas. Já outros são feitos para utilização do cabo de aço. Além disso, a espessura também tem sua influência. Dessa forma, certifique-se de que a corda ou cabo de aço é compatível e tem encaixe perfeito.

2. A seta direcional


O Trava Quedas tem uma seta gravada em sua parte de metal orientando o lado que deve ficar voltado para cima na hora da conexão com a linha de vida, seja corda ou cabo. Colocar da forma errada impede o funcionamento do EPI.

3. O fechamento do Trava Quedas


Após colocar a corda dentro do EPI, é essencial fechar a parte metálica e rosquear todas as travas de segurança até o ponto correto. Deixar o dispositivo frouxo é correr o risco do Trava Quedas abrir em uma eventual queda.

4. Jamais dividir o Trava Quedas com um colega durante utilização


O Trava Quedas é um EPI, ou seja, de uso individual. Quando um trabalhador compartilha a utilização do equipamento, ele está colocando em risco seu funcionamento, além de colocar o colega em perigo em caso de queda.

5. Nunca abra o Trava Quedas durante o trabalho


Quando o Trava Quedas é aplicado da maneira correta, ele não necessita de manutenção durante seu uso. É extremamente perigoso abrir o equipamento durante a atividade em altura.

Esse artigo é uma colaboração da Angare ao blog do Guia do EPI. Saiba mais em: http://www.angare.com/trava-quedas

Nenhum comentário:

Postar um comentário