Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

27 de Novembro, dia do Técnico e Engenheiro de Segurança

Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho.


Como nasceu essa profissão:

Engenharia sempre foi um estudo muito amplo podendo se desmembrar em vários campos científicos, e ao longo da história cada “tentáculo” da engenharia foi se unindo e ganhando força, hoje temos diversos campos de engenharia como, por exemplo: a elétrica, ambiental, de produção e etc...

 Junto com a engenharia cresceu o novo conceito de trabalho, onde o empregado foi ganhando mais direitos ao longo dos anos, e os acidentes de trabalho a medida que iam crescendo com as fabricas e industrias, foi preocupando cada vez mais seus gestores. Há muito já se falava em segurança do trabalho, muito antes de haver a profissão regularizada de engenharia de segurança do trabalho, pois técnicos de outras áreas da engenharia ou RH muitas vezes ficavam encarregados deste serviço por na maioria das vezes serem os gestores da parte operacional da empresa.

Em vista que os trabalhos foram se tornando mais complexos, o ambiente de trabalho,  e as causas de acidentes também tiveram de ter uma atenção maior, exigindo um estudo apenas para este campo. Então em 1985 no dia 27 de novembro a profissão, engenheiro de segurança do trabalho e técnicos de segurança, foram regularizadas, desde então essa data passou a ser reconhecida nacionalmente como dia do Engenheiro e Técnico de Segurança.

Técnico de Segurança:

Há muitas diferenças entre técnicos e engenheiros de segurança, a engenharia de segurança se caracteriza por ser ma especialização pós graduação, que um engenheiro pode exercer, porem o mercado ainda exigisse um curso mais pratico para previnir acidentes então hoje existem essas duas áreas de estudo dentro do segmento de segurança do trabalho.

Os engenheiros de segurança cuidam da parte mais burocrática da operação, já os técnicos de segurança resolvem mais a prática da prevenção, trabalhando no "chão de fabrica",  as duas funções devem interagir uma com a outra sendo extremamente importante uma para a outra, pois trabalham com o mesmo objetivo principal, SALVAR VIDAS !




A regularização para os profissionais de saúde e segurança do trabalho foi um enorme passo para o segmento, provando para a sociedade e para as empresas que tem de haver um cuidado e um estudo por trás dos acidentes de trabalho a fim de preveni-los , e hoje em dia é uma grande área de pesquisa e ganhou espaço de uma pós graduação para os engenheiros, junto com outros campos da engenharia é uma área relativamente nova porem com muito potencial de estudo e muito mercado para atuar.

Acesse nosso  Portal do Guia do EPI e solicite a nova edição Especial FISP 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário