Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho


Todos os anos, a 28 de Abril, o movimento sindical de todo o mundo recorda as vítimas dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. Em 2003, a OIT adoptou o dia 28 de Abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, centrando-se na promoção de uma cultura de segurança e saúde dos locais de trabalho em todo o mundo e apoiada nos pilares da Organização, que são, o tripartismo e o diálogo social.

Em 2004, o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho focaliza-se em três das áreas de preocupação da OIT: os riscos químicos, a violência no trabalho e as doenças profissionais das vias respiratórias.

Os riscos químicos são um perigo grave para os trabalhadores. A informação sobre a sua utilização, manuseamento e armazenamento apropriados é um elemento chave para prevenir os acidentes e as doenças. Ciente disso, a OIT tratou de disponibilizar fontes de informação de fácil acesso para proteger os trabalhadores de todo o mundo, como o sistema de etiquetagem de substâncias perigosas harmonizado à escala mundial.


                              
A violência no trabalho, embora não seja um fenómeno novo, só recentemente foi reconhecida como um risco potencial para a saúde e a produtividade dos trabalhadores. A OIT adoptou um Código de Boas Práticas sobre a violência no trabalho, que coloca à disposição dos governos, empregadores e trabalhadores e que constitui um instrumento útil para combater este tipo de violência.

Centenas de milhares de mortes por doenças pulmonares, causadas pela exposição ao pó do amianto, da sílica e de outras substâncias perigosas, são ainda mais trágicas porque poderiam ser evitadas. Se os governos, os empregadores e os trabalhadores adoptarem as medidas adequadas, a situação pode ser muito diferente. A OIT proporciona um quadro de acção normativa neste domínio, assim como informação e formação práticas.

Fonte: http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/html/portugal_dia_seguranca_04_pt.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário