Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

sexta-feira, 22 de julho de 2011

http://tstparana.ning.com/profiles/blogs/tr-s-colaboradores-soterrado

Dois corpos já foram retirados do soterramento que aconteceu hoje de manhã na obra do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) do HUB. Lourival Leite, pedreiro, Nelson Rodrigues da Silva, auxiliar de pedreiro, e Raimundo José da Silva, carpinteiro, trabalhavam na escavação de uma vala subterrânea para passagem de esgoto quando um barranco desmoronou.



Na tarde de ontem, a universidade interditou a obra por falta de condições de segurança. Josaphat Alves Corrêa, fiscal do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) da UnB, ordenou aos operários que interrompessem o trabalho. "Enquanto não organizar, não vai voltar", afirmou na ocasião. Ele notificou o engenheiro responsável da construtora Anhangüera Engenharia dos problemas. O engenheiro pediu um relatório que seria incorporado ao diário de obras.



Entretanto, a empresa desobedeceu à determinação da UnB e retomou os trabalhos à noite, quando foi cavada a vala onde os operários foram soterrados. O trabalho teria durado até as 22h de ontem.



Josaphat ficou surpreso quando chegou ao local hoje pela manhã e viu a situação. Para comprovar a falta de segurança dos trabalhadores, tirou fotos que mostram a situação da vala momentos antes do acidente.



O reitor José Geraldo de Sousa Junior chegou ao local do acidente e vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa às 14h no HUB. Vão participar também o reitor em exercício, João Batista de Sousa, o decano de Administração, Pedro Murrieta, e o fiscal Josaphat Corrêa.



Um comissão de sindicância foi criada para apurar as responsabilidades pelo acidente. Desde a semana passada, o fiscal da UnB, Josaphat Alves Corrêa, tem feito notificações sistemáticas para a Anhanguera Engenharia. Ele advertia que poderia haver um desbarrancamento. "A vala era muito grande, reta e sem escoramento", afirma. Josaphat conta que a última advertência foi feita ainda hoje pela manhã, dizendo que a obra precisava parar imediatamente.



O operário Valdinei Pereira da Silva se recusou ontem a descer na vala. Segundo os funionários, o mestre de obras estava obrigando-os a trabalhar mesmo sem as medidas de segurança. Após o acidente, o mestre, chamado Raimundo, fugiu do local.



LUTO - O reitor em exercício da UnB, João Batista de Sousa, criou comissão de sindicância para apurar as irregularidades. Ele decretou luto oficial de três dias na universidade e no hospital. Assistentes sociais da UnB já estão em contato com as famílias das vítimas para prestar apoio.



As famílias de Nelson e Raimundo estão no local. Raimundo tinha 24 anos e deixou uma esposa de 22 e um filho de 2. Eles estão sendo atendidos no ambulatório do HUB por uma equipe de duas psicólogas, um psiquiatra e duas assistentes sociais.



HISTÓRICO – O Instituto da Criança e do Adolescente começou a ser construído em 2006. A construtura então responsável faliu e os trabalhos ficaram parados de 2008 até fevereiro deste ano. É uma unidade do Hospital Universitário de Brasília (HUB) destinada a atender serviços de pediatria de média e alta complexidade. A unidade vai oferecer atendimento ambulatorial e de emergência a todos os meninos de meninas de zero a 18 anos do DF.



O hospital foi planejado para socorrer de 150 a 200 enfermidades graves por dia. O projeto do prédio de quatro andares e 6,415 mil metros quadrados conta com uma estrutura de 20 consultórios pediátricos, o dobro do HUB, 70 leitos no ambulatório, 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro salas de centro cirúrgico e 18 salas de ambulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário