Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Usinas de Reciclagem de Entulho

O universo das usinas municipais de reciclagem de entulho do Brasil verifica a existência de elementos de sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SGSST), sendo que especial atenção é dada ao risco de exposição dos trabalhadores à poeira contendo sílica livre cristalizada uma vez que este foi considerado, em pesquisas (SANTOS et al, 2002), como um dos riscos ocupacionais mais relevantes detectados para os trabalhadores de usinas recicladoras de entulho, devido às propriedades tóxicas relacionadas à sílica e a seus efeitos sobre a região alveolar dos pulmões.
Segundo dados da Fundacentro, esse agente químico foi estudado mais profundamente, incluindo avaliação ambiental quantitativa da exposição dos trabalhadores e a proposição de métodos para minimizar essa exposição, que possam ser adotados pelas usinas hoje instaladas e pelas que ainda o venham a ser.
Mais uma vez é ressaltada a importância do Equipamento de Proteção Individual bem como a informação aos trabalhadores dos riscos que a sua atividade englobam.
A Gestão em Segurança e Saúde no trabalho devem ser cada vez mais levadas a sério nesse universo de industrialização que só faz crescer a cada dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário