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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Caminhoneiros e suas Condições de Trabalho


Na quarta feira passada tivemos um grande acidente na Linha amarela no Rio, onde um caminhão modelo Worker / 26.220 atingiu uma passarela pois estava com a caçamba levantada, o acidente causou 5 mortes e muita tristeza para as famílias das vitimas.


A causa do acidente pode ser muito mais complexa do que imaginamos, e para evitar outras tragédias desta vamos olhar alguns fatores que ocorrem com motoristas de todo Brasil.
Primeiramente precisamos ver que as condições deste trabalho não é muito favorável para um caminhoneiro que pode ficar até 72 horas sem dormir, quando o serviço fica desgastante para o motorista, começa a vir a falta de atenção no transito, seus reflexos ficam mais lentos, automaticamente sua produtividade cai.

Outra coisa, O motorista Luis Fernando da Costa afirmou que estava conversando no celular, na hora em que motoristas tentaram alertá-lo sobre a caçamba levantada, embora já exista uma lei que proíbe o uso de celulares enquanto estiver se conduzindo um veículo, pesquisas mostram que 84% dos motoristas falam enquanto dirigem Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O levantamento foi divulgado  durante o Fórum Internacional Década de Ações para Segurança no Trânsito. Isso nos faz refletir o tipo de mão de obra que temos exigido para este tipo de profissão, Não é de hoje que o mercado nacional de caminhões está em crise quando se trata de mão de obra. A defasagem de profissionais no setor reflete a grande incongruência entre boa parte que compõe o modal rodoviário – transportadoras, caminhoneiros e sindicatos. Existe um desencontro rondando o setor do transporte quanto à oferta e procura de emprego. A equação ainda sem solução é a seguinte: quanto mais caminhões modernos e sofisticados entram no mercado menos caminhoneiros profissionais são encontrados para conduzi-los pelas estradas.
O medolo Worker / 26.220, para levantar a caçamba é preciso apertar um botão logo no painel perto do radio, ou seja a acaçamba só levanta com um comando humano veremos as aplicações deste caminhão: Motor Cummins oferece excelente desempenho, ótima retomada de velocidade e baixo custo de manutenção. Linha pesada com tração 6x4 Motor, transmissão e chassi robustos e de manutenção simples ideal para operações severas. Conceito "Sob Medida" é demonstrado através das duas distâncias de entre-eixos disponíveis, 4.800, 5.940.

A solução para prevenir estes tipos de acidentes esta na qualificação que mão de obra para esse mercado e condições melhores de trabalho, o único problema é que este tipo de serviço não esta atraindo muitos interessados justamente por estes problemas já comentados de condições de serviço, hoje nem todos querem virar noites acordados e ficar longe de suas famílias.
Segue logo abaixo uma tabela mostrando o piso salarial de um motorista de caminhão

Motorista de Carreta R$ 1.170,39
Motorista R$ 1.044,30
Arrumador R$ 863,27
Ajudante R$ 728,11
Operador de Empilhadeira R$ 1.044,30
Demais funções 9,5% de aumento


É dever de o sindicato chegar a um denominador comum para que este serviço atraia novamente pessoas com mão de obra qualificada e tragam melhores condições de serviços para seus empregados.

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