Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Proteção Térmica Espacial


Proteção térmica espacial é o fator mais importante para a sobrevivência dos astronautas 
A viagem de volta à Terra é muito quente. Os ônibus espaciais modernos dispõem de materiais especiais que resistem ao calor e de placas isolantes capazes de enfrentar o calor da reentrada. 
Os ônibus especiais americanos utilizam coberturas de proteção contra diversos tipos de agressões que possam ocorrer contra a estrutura.
Uma das agressões é o aquecimento da fuselagem que ocorre na ocasião da reentrada do equipamento na atmosfera. A proteção precisa aguentar, em algumas partes, temperaturas que podem chegar até 1650 oC.
Cada área da estrutura precisa de uma tática diferente de recobrimento.
Em boa parte a cobertura é feita com blocos de LI-900, que é feito de fibras de quartzo fundido (sílica com pureza 99,9%), sendo 94% do volume em ar. Cada bloco deve ser feito para se encaixar perfeitamente em uma determinada parte da superfície, como em um quebra-cabeças gigante.Demonstração do poder isolante de um desses pedaços de recobrimento. A descrição do vídeo indica que é um LI-900.
Logo após aquecer a superfície é possível pegar o bloco pelas bordas. ( o material é usado para os trajes protetores dos bombeiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário