Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

domingo, 26 de junho de 2011

Tecnologias em saúde: conferência começa dia 27/6


Pela primeira vez, o Brasil sediará uma conferência da Health Technology Assessment International. De 27 a 29 de junho, acontecerá, no Rio de Janeiro, o 8º Encontro da HTAi, que objetiva ampliar os debates sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e traz como tema central O Papel da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para a Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde. A coordenação do comitê organizador local do evento é uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e a ENSP/Fiocruz. Confira a participação da Escola no 8º HTAi.

O HTAi 2011 conta também com dois dias de pré-congresso (25 e 26/6), no qual serão realizadas uma série de oficinas e cursos sobre os mais variados temas envolvendo a ATS. Entre os cursos, destaque para o que será oferecido pelas pesquisadoras da ENSP Margareth Portela, Vera Pepe e Lenice Costa, junto com Rosangela Caetano (Uerj), que abordará os conceitos básicos de avaliação de tecnologias em saúde, programado para o sábado (25/6). Já a cerimônia de abertura do evento está marcada para 18 horas do domingo (26/6), com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Três grandes temas serão abordados durante os três dias de simpósio: sustentabilidade dos sistemas de saúde no século XXI; estudos de caso de desenvolvimento de ATS e seu impacto nos sistemas de saúde; e o desenvolvimento da ATS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. O HTAi conta com mais de mil inscritos de todos os continentes do planeta. As inscrições seguem abertas até o evento e para fazê-la é necessário se associar à Health Technology Assessment International.

Abrindo as atividades do primeiro dia de simpósio (27/6), o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e pesquisador da ENSP, Carlos Gadelha, fará a conferência Health, development and innovation. Ainda na segunda-feira, o trabalho What do managers and prescribers of the brazilian health system think of essential medicines? Preliminary results of a nationwide qualitative study: 'Fala Essencial', das pesquisadoras do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP Rachel Magarinos Torres e Cláudia Osório, junto com Vera Edais Pepe, também da ENSP, será apresentado durante a sessão 'reuniões auxiliares'.

Na terça-feira (28/6), a sessão 'painel' Medicines for diseases that affect the world´s poor - research and development in the perspective of sustainability and human rights contará com uma exposição do ex-diretor da ENSP e atual secretário executivo da Unitaid, Jorge Bermudez. Já na quarta (29/6), a ENSP segue no simpósio na 'sessão oral' HTA in health services, com a apresentação do trabalho Planning for sustainability of ARV provision. A study in Peru, Bolivia and Mozambique, das pesquisadoras Cláudia Osório, Cláudia du Bocage, Elaine Silva Miranda, Maria Auxiliadora Oliveira e Thiago Botelho.

Ainda durante a 'sessão oral' Judiciary branch versus health policy decision makers in Brasil, também na quarta-feira (29/6), dois trabalhos serão expostos. O primeiro é o Characterization of lawsuits for the supply essential medicines in the state of Rio de Janeiro, Brasil, das pesquisadoras da ENSP Vera Pepe, Tatiana Aragão, Vanessa dos Reis de Souza, Luciana Simas, Cláudia Osório e João Maurício Brambati, junto com Mirian Ventura (UFRJ). O segundo é o Analisys of medicines dispensed by court order in the court of Rio de Janeiro: the application of scientific evidence in decision-making process, de autoria de Tatiana Aragão Figueiredo, Vera Pepe e Cláudia Osório.

O que é a HTAi

A Health Technology Assessment International (HTAi) é uma sociedade internacional sem fins lucrativos, que busca apoiar o desenvolvimento, a comunicação, o entendimento e o uso da avaliação de tecnologias em saúde ao redor do mundo, promovendo a introdução de inovações e a melhoria da efetividade no uso dos recursos na atenção à saúde.

http://www.ensp.fiocruz.br/informe/materia.cfm?matid=26165

Nenhum comentário:

Postar um comentário