Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Importância das cores no PPRA


 O PPRA ( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais )
Tem como objetivo a saúde e da integridade dos trabalhadores, através de avaliação e controle de riscos ambientais.
E nas empresas em geral, pode se utilizar das cores para marcar os locais que podem causar algum risco ao trabalhador, veja oque cada cor representa para o PPRA.

Verde: Riscos Físicos.

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e etc.

Vermelho: Riscos Químicos

Consideram-se agentes de risco químico os compostos, as substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pelas vias respiratórias, pele ou ingestão nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores.

Vinho: Riscos Biológicos

Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

Amarelo: Riscos Ergonômicos

Qualquer fator que possa interferir nas características físicas e mentais do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

Azul: Riscos de Acidentes


Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de risco e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e mental. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, possibilidade de incêndio e explosão, falta de organização no ambiente, armazenamento inadequado, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário