Guia do EPI cabeçalho

Guia do EPI cabeçalho
Tudo sobre saúde e segurança do trabalho

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agentes biológicos

Os agentes biológicos são em sua maioria microorganismos vivos, geralmente de tamanho microscópico, sem cheiro, cor ou outra propriedade que facilite a sua identificação sem equipamentos de verificação apropriados.

Existe também contaminantes biológicos transportados por partículas de pó ou suspensão no ambiente de trabalho, além disso os encontraremos nas matérias-primas utilizadas pelas organizações, bem como na água, na pele dos colaboradores, nas superfícies de trabalho etc.

Devido suas características e necessidades vitais, os agentes contaminantes sobrevivem muitas vezes mesmo depois de uma limpeza minuciosa ou até mesmo depois da retirada de um móvel, por esse motivo temos que priorizar a utilização do EPI muito mais do que isso, acompanhar diariamente sua higienização e a troca quando necessário.

No caso de agentes biológicos o EPI juntamente com o acompanhamento Médico Periódico é a única maneira de garantir a saúde do colaborador das empresas que apresentam esse risco.

O melhor EPI é aquele que apresenta segurança e principalmente tem em seu CA (Certificado de Aprovação) as características adequadas para agir contra o causador das patologias associadas aos agentes biológicos.

O importante é a escolha certa, por isso pesquise sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário